Novos dirigentes do TRT/RJ tomam posse nesta quinta-feira (28/1)

nova administração do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT/RJ) para o biênio 2021/2023 tomará posse nesta quinta-feira (28/1)às 16h, no prédio-sede, com transmissão ao vivo pelo canal do TRT/RJ no YouTube (link para outro sítio). A cerimônia será realizada de forma híbrida (semipresencial), ou seja, com a presença física somente de parte dos magistrados. Alguns desembargadores e autoridades institucionais participarão da solenidade por meio de videoconferência.
A Presidência do TRT/RJ será comandada por duas mulheres: Edith Maria Corrêa Tourinho será a 5ª mulher a assumir o cargo no Regional fluminense (28ª no geral); e Mery Bucker Caminha, atual corregedora, ficará a cargo da vice-Presidência. Para a Corregedoria, foram eleitos o desembargador Jorge Fernando Gonçalves da Fonte, como titular; e Theocrito Borges dos Santos Filho, como vice-corregedor.
Desembargadora Edith Maria Corrêa Tourinho: de servidora a presidente do TRT/RJ
Natural do Rio de Janeiro, a desembargadora Edith Maria Corrêa Tourinho ingressou no TRT/RJ, após aprovação em concurso público, como servidora em 1977. Tomou posse como juíza do trabalho substituta, também por aprovação em concurso público, em 16 de junho de 1987. Em 30 de outubro de 1990 foi promovida por antiguidade ao cargo de juíza presidente da então 35ª Junta de Conciliação e Julgamento (JCJ) do Rio de Janeiro. Também atuou como juíza presidente na 1ª JCJ de Campos de Goytacazes, 16ª JCJ do Rio de Janeiro, 5ª JCJ de Duque de Caxias e 1ª JCJ de Magé.
A partir de 1996, foi convocada para atuar nas Turmas e Seções Especializadas do Tribunal. Em 2 de dezembro de 2002, foi promovida por antiguidade ao cargo de desembargadora. Também atuou em cargos eletivos da administração do TRT/RJ: foi ouvidora no biênio 2013/2015 e corregedora regional no biênio 2015/2017. Atualmente, é presidente da 10ª Turma e membro do Órgão Especial.
Imprensa na solenidade de posse
O credenciamento de profissionais da imprensa será realizado pela Assessoria de Imprensa e Comunicação Social (AIC) do TRT/RJ, exclusivamente em relação a jornalistas ou fotógrafos a serviço de veículos de imprensa.
Os interessados em acompanhar a cerimônia devem solicitar o credenciamento prévio pelo e-mail aic@trt1.jus.br, enviando nome dos profissionais de imprensa, veículo de comunicação, RG/CPF e identificação funcional que comprove vínculo com veículo de imprensa.

Não serão credenciados profissionais que não estejam a serviço de empresa jornalística (principalmente fotógrafos freelancers).As fotos oficiais da solenidade serão divulgadas no Flickr do TRT/RJ no dia 29/1 (sexta-feira).

Saiba mais sobre a nova direção
Os ocupantes dos principais cargos de direção, bem como os integrantes de órgãos colegiados e comissões do TRT/RJ, foram eleitos no dia 5 de novembro de 2020, em sessão ordinária telepresencial do Tribunal Pleno, que contou com a presença dos 54 desembargadores integrantes da corte.
Veja abaixo a nova composição da administração do Tribunal:
– Membros do Órgão Especial: desembargadores Antonio Carlos de Azevedo Rodrigues, Raquel de Oliveira Maciel, Cláudia de Souza Gomes Freire, Carlos Henrique Chernicharo, Marise Costa Rodrigues e Ivan da Costa Alemão Ferreira (titulares); Claudia Regina Vianna Marque Barroso, Jorge Orlando Sereno Ramos, Eduardo Henrique Adamovich, Alba Valéria Guedes Fernandes da Silva, Claudia Maria Samy Pereira da Silva e Maria Helena Motta (suplentes); Jorge Fernando Gonçalves da Fonte (representante do MPT); Theocrito Borges dos Santos Filho (representante do MPT suplente); José Luis Campos Xavier (representante da OAB); Sayonara Grillo Coutinho Leonardo da Silva (representante da OAB suplente);
– Presidente da Seção Especializada em Dissídios Individuais: desembargador Cesar Marques Carvalho;
– Diretor da Escola Judicial: desembargador Leonardo da Silveira Pacheco;
– Ouvidor e ouvidor suplente: desembargadores José Luis Campos Xavier e Carlos Henrique Chernicharo, respectivamente;
– Comissão de Regimento Interno: desembargadores Alexandre Teixeira de Freitas Bastos Cunha, Gustavo Tadeu Alkmim, Álvaro Luiz Carvalho Moreira e Cesar Marques Carvalho (titulares); Giselle Bondim Lopes Ribeiro e Maria das Graças Cabral Viegas Paranhos (suplentes);
– Comissão de Jurisprudência e Gestão de Precedentes: desembargadores Cesar Marques Carvalho, Marcelo Antero de Carvalho, Jorge Orlando Sereno Ramos, Giselle Bondim Lopes Ribeiro, Rosana Salim Villela Travesedo, Leonardo da Silveira Pacheco, Claudia Maria Samy Pereira da Silva, Carina Rodrigues Bicalho, José Nascimento Araujo Netto e Antonio Carlos de Azevedo Rodrigues;
– Conselho da Ordem do Mérito Judiciário:  desembargadores Mery Bucker Caminha, Leonardo da Silveira Pacheco, Angelo Galvão Zamorano (titulares) e José Luis Campos Xavier (suplente);
– Comissão de Vitaliciamento de Juiz do Trabalho Substituto: desembargadores José Nascimento Araujo Netto, Raquel de Oliveira Maciel e Marise Costa Rodrigues;
– Membro da Comissão Permanente de Responsabilidade Socioambiental: desembargador Enoque Ribeiro dos Santos;
– Diretor do Centro Cultural: desembargadora Ana Maria Soares de Moraes.
Todos os magistrados eleitos exercerão os cargos em um mandato de dois anos, contados a partir da data da posse.

Fonte: www.trt1.jus.br