Notícias do Mundo Jurídico

Procuradores e advogados da União fecham lista sêxtupla para AGU

Nomes são resultado de votação entre as carreiras e serão entregues ao presidente Jair Bolsonaro como sugestões para a sucessão de André Mendonça.
Os procuradores da Fazenda Nacional Fabrício Da Soller, Claudia Trindade e Rogério Campos e os advogados da União Izabel Vinchon, Vinicius Torquetti e Arthur Cerqueira Valério foram os escolhidos pelos pares para compor uma lista sêxtupla de indicados ao cargo de advogado-geral da União. Os nomes foram divulgados nesta terça-feira, 27, pelo FORVM – Fórum Nacional da Advocacia Pública Federal, que entregará a lista sêxtupla ao presidente da República, Jair Bolsonaro.

Vale lembrar que a lista sêxtupla não é vinculante, e o advogado-Geral da União sequer precisa ser da carreira. A nomeação é atribuição exclusiva do presidente da República, que pode escolher qualquer cidadão que tenha mais de 35 anos, notável saber jurídico e reputação ilibada.

Atualmente, o cargo é ocupado por André Mendonça, indicado recentemente para o STF.

O FORVM é composto pelo SINPROFAZ – Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional, pela ANAJUR – Associação Nacional dos Membros das Carreiras da Advocacia-Geral da União e pela ANAUNI – Associação Nacional dos Advogados da União, o que faz da entidade um foro de representação ampla das carreiras da advocacia pública em nível federal. O processo eleitoral para seleção dos nomes ocorreu de modo virtual, com duas etapas realizadas entre os dias 15 e 26 de julho.

Para o presidente do FORVM e do SINPROFAZ, Achilles Frias, “a lista sêxtupla confere legitimidade aos indicados e promove a valorização dos advogados públicos que, na visão dos colegas, demonstram maior vocação e competência para o cargo máximo da AGU”. A lista, portanto, contém nomes técnicos e reflete diretamente a opinião dos membros da instituição sobre os mais capacitados para chefiá-la.

Fonte: www.migalhas.com.br

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo