Notícias do Mundo Jurídico

TJ RJ: confira todos os detalhes das provas e prepare-se!

Neste artigo você vai encontrar um resumo completo sobre as provas do próximo concurso do TJ RJ.

O concurso deve ocorrer somente em 2021. Com uma boa margem de tempo para se preparar, este é o momento de você ler até o final este artigo fazer anotações e intensificar a preparação.

O edital oferece aos candidatos 160 vagas imediatas, sendo 85 para Técnico Judiciário de nível médio e 75 vagas para Analista Judiciário de nível superior.

Prova Objetiva

A prova objetiva é a primeira etapa que todos os candidatos vão enfrentar. O exame possui caráter eliminatório e classificatório. Serão 60 questões no total, divididas em 20 de conhecimentos gerais e 40 de conhecimentos específicos.

Conforme publicado no edital do TJ RS, para a realização da prova objetiva os candidatos terão no total 5 horas para efetuar o exame.

As questões serão do tipo múltipla escolha, com cinco opções (A, B, C, D e E), sendo uma única resposta correta, de acordo com o comando da questão.

Haverá, na folha de respostas, para cada questão, cinco campos de marcação: um campo para cada uma das cinco opções A, B, C, D e E, devendo o candidato preencher o campo correspondente à resposta considerada por ele correta, de acordo com o comando da questão.

Técnico

Conhecimentos Gerais

  • Língua Portuguesa
  • Legislação Especial
  • Noções dos Direitos das Pessoas com Deficiência
  • Ética no Serviço Público

Conhecimentos Específicos

  • Noções de Direito Administrativo
  • Noções de Direito Constitucional
  • Noções de Direito Processual Civil
  • Noções de Direito Processual Penal
  • Legislação

Analista

Conhecimentos Básicos

  • Língua Portuguesa
  • Legislação Especial
  • Noções dos Direitos das Pessoas com Deficiência
  • Ética no Serviço Público

As 40 demais questões são de Conhecimentos Específicos e variam de acordo com cada especialidade.

Critérios de Avaliação

A nota em cada questão das provas objetivas, feita com base nas marcações da folha de respostas, será igual a: 1,00 ponto, caso a resposta do candidato esteja em concordância com o gabarito oficial definitivo das provas; 0,00, caso a resposta do candidato esteja em discordância com o gabarito oficial definitivo das provas, não haja marcação ou haja marcação dupla.

Será reprovado nas provas objetivas e eliminado do concurso público o candidato que se enquadrar em pelo menos um dos itens a seguir:

a) obtiver nota inferior a 10,00 pontos na prova objetiva de conhecimentos gerais P1;
b) obtiver nota inferior a 20,00 pontos na prova objetiva de conhecimentos específicos P2

Prova Discursiva

Todos os candidatos serão submetidos à prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório.

Para os cargos de Analista Judiciário – Médico e Analista Judiciário – Médico Psiquiatra a prova discursiva consistirá de um estudo de caso, da redação de texto dissertativo, de até 30 linhas, a respeito de temas relacionados aos conhecimentos específicos de cada especialidade.

Para os demais cargos a prova a discursiva consistirá da redação de texto dissertativo, de até 30 linhas, a respeito de temas relacionados aos conhecimentos específicos de cada cargo/grupo/especialidade.

O exame valerá 40,00 pontos.

Critérios de Avaliação

Serão corrigidas as provas discursivas dos candidatos aprovados nas provas objetivas e classificados conforme os quantitativos estabelecidos no edital.

A prova discursiva avaliará o conteúdo (conhecimento do tema), a capacidade de expressão na modalidade escrita e o uso das normas do registro formal da Língua Portuguesa.

O candidato deverá produzir, conforme o comando formulado pela banca examinadora, texto dissertativo, primando pela coerência e pela coesão.

A prova discursiva será corrigida conforme os critérios a seguir.

a) A apresentação e a estrutura textuais e o desenvolvimento do tema totalizarão a nota relativa ao domínio do conteúdo (NC), cuja pontuação máxima será limitada ao valor de 40,00 pontos.

b) A avaliação do domínio da modalidade escrita totalizará o número de erros (NE) do candidato, considerando-se aspectos de natureza gramatical, tais como: grafia, morfossintaxe e propriedade vocabular.

c) Será desconsiderado, para efeito de avaliação, qualquer fragmento de texto que for escrito fora do local apropriado ou ultrapassar o número máximo de linhas estabelecido.

d) Será calculada, então, a nota na prova discursiva (NPD) pela fórmula NPD = NC – 8 × NE ÷ TL, em que TL corresponde ao número de linhas efetivamente escritas pelo candidato.

e) Será atribuída nota zero ao texto que obtiver NPD < 0,00.

f) Nos casos de fuga ao tema, ou de não haver texto, o candidato receberá nota no texto igual a zero.

Prova de Títulos

Serão convocados para a avaliação de títulos os candidatos a cargos de nível superior aprovados na prova discursiva.

Os candidatos não convocados para a avaliação de títulos serão eliminados e não terão classificação alguma no concurso.

A avaliação de títulos valerá 10,00 pontos, ainda que a soma dos valores dos títulos apresentados seja superior a esse valor.

Receberá nota zero o candidato que não enviar a imagem dos títulos na forma, no prazo e no horário estipulados no edital de convocação para a avaliação de títulos.

Somente serão aceitas imagens que estejam nas extensões “.png”, “.jpeg” e “.jpg”. O tamanho de cada imagem submetida deverá ser de, no máximo, 1 MB.

TÍTULOVALORPONTUAÇÃO MÁXIMA
Pós-graduação em nível de doutorado na especialidade do cargo a que concorre2,502,50
Pós-graduação em nível de mestrado na especialidade do cargo a que concorre1,301,30
Pós graduação em nível de especialização, com carga horária mínima de 360 horas, na especialidade do cargo a que concorre.0,601,20
Aprovação em concurso público na Administração pública ou na iniciativa privada, para empregos/cargos na especialidade a que concorre, executando-se aprovação em concurso público pontuado como tempo de serviço na alínea E0,250,50
Exercício de atividade autônoma e (ou) profissional de nível superior na Administração Pública ou na iniciativa privada, em empregos, cargos, funções a que concorre0,50 p/ ano completo, sem sobreposição de tempo4,80
TOTAL 10,00

Fonte: www.estrategiaconcursos.com.br

Exibir Mais

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você está na versão offline