OABRJ decreta luto de três dias por morte de Ricardo Pereira Lira
Velório será realizado nesta quarta-feira, na Seccional
Eduardo Sarmento
“É um momento de dor para toda a advocacia. Tive a satisfação de estar com o professor Ricardo Lira em diversos momentos e sou um grande admirador, tanto de sua capacidade intelectual quanto por tudo o que construiu. As gerações de alunas e alunos formados por ele ajudaram a construir a história do Direito brasileiro. Seu legado será seguido e jamais esquecido”, afirmou o presidente Luciano Bandeira.
Lira formou-se em Direito em 1955 pela antiga Universidade do Estado da Guanabara, atual Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), onde tornou-se doutor em Direito em 1972. Marcou a história da instituição, na qual chegou ao cargo de vice-diretor e foi um dos precursores do programa de pós-graduação.
Um dos mais respeitados especialistas em Direito Urbanístico e de Cidades do país e autor de obras referenciais sobre o tema, Lira era defensor intransigente da função social da propriedade e dedicou sua carreira a matérias relativas à propriedade urbana e responsabilidade civil. Presidiu o Intituto dos Advogados Brasileiros (IAB) entre 1992 e 1994, foi diretor da Escola Superior de Advocacia (ESA) da OABRJ e procurador do Estado do Rio de Janeiro. Exerceu, ainda, a presidência científica da Associação Brasileira de Direito Civil (ABDC).
Em 2015, foi o primeiro homenageado com a Medalha Antonio Evaristo de Moraes Filho, criada pela Ordem para premiar carreiras acadêmicas de destaque.
Lira deixa a esposa, Magally Pereira Lira; dois filhos, Jerônimo José Pereira Lira e José-Ricardo Pereira Lira, que preside a Comissão Especial de Direito Urbanístico e Direito Imobiliário da Seccional; além de três netos, João Miguel Pereira Lira, Francisco Pereira Lira e João Roxo Pereira Lira.