Artigos Jurídicos

Participe da 5ª edição do Concurso de Redação da OABRJ; tema é a forma como as altas custas judiciais desafiam o princípio do acesso à Justiça

Textos devem ser enviados até 5 de agosto; consulte critérios da política de cotas

Biah Santiago

Com o tema “O acesso à Justiça e o alto custo da taxa judiciária de custas”, a Comissão de Mentoria Jurídica e a Escola Superior da Advocacia (ESA) da OABRJ convocam a advocacia para participar da 5ª edição do Concurso de Redação da OABRJ. Os textos devem ser enviados até 5 de agosto para o email: concurso.redacao@oabrj.org.br com assunto: “CONCURSO DE REDAÇÃO”.

Consulte o edital para conhecer as outras regras do certame.  A premiação da 5ª edição do Concurso de Redação será realizada em dezembro.

A iniciativa da Mentoria da OABRJ tem a parceria do Centro de Estudos e Pesquisas no Ensino do Direito (Ceped) da Uerj e do Cartório do 15° Ofício de Notas do Rio de Janeiro, além de apoio da Comissão de Celeridade Processual da OABRJ, da Caarj e das diretorias de Igualdade Racial, de Apoio à Advocacia e da Pessoa com Deficiência da Seccional.

Vice-presidente da OABRJ e idealizadora do projeto de Mentoria, Ana Tereza Basilio ressalta que o investimento contínuo no conhecimento jurídico é essencial para o desenvolvimento profissional.

“Considerando que nossa profissão é amplamente baseada na escrita, acreditamos que este concurso – cuja edição atual conta com a parceria recém-firmada com a ESA – seja uma oportunidade única para destacarmos a importância desta habilidade no dia a dia profissional da advocacia”, considera Basilio.

O secretário-geral da ESA, João Quinelato comenta: “A ESA e a Comissão de Mentoria estão empenhadas em fomentar a difusão de conhecimento na advocacia, e a iniciativa do concurso de redação é mais um passo nesse sentido”.

A parceria com o Centro de Estudos e Pesquisas no Ensino do Direito (Ceped) da Uerj foi renovada para esta edição. A coordenadora-geral do núcleo na universidade, Ana Paula Correa de Sales, falou sobre o projeto.

“É uma honra para o Ceped apoiar a 5ª edição do Concurso de Redação da OABRJ. Através do concurso, buscamos enfatizar a importância da escrita e da comunicação em nossa prática profissional. Esta parceria reflete nosso compromisso com a advocacia e a educação jurídica, além de proporcionar aos participantes uma oportunidade de aprimorar seus conhecimentos por meio de nossos cursos de especialização”.

Os três primeiros colocados ganharão celulares e laptop. O quarto lugar garantirá um curso da ESA de livre escolha. Todos os candidatos – do primeiro ao décimo lugar – ganharão créditos estudantis do Centro de Estudos e Pesquisas no Ensino do Direito (Ceped) da Uerj, com validade de dois semestres subsequentes à publicação do resultado.

As redações devem ser originais, inéditas e seguir as normas ortográficas em vigor no país. Os trabalhos devem ter no máximo 1.200 palavras e estar inseridos no gênero dissertativo.

O concurso adota a política de cotas raciais para negros, indígenas e quilombolas, que prevê acréscimo de 5% na nota para os participantes que se autodeclararem. A novidade para este ano é a cota para pessoas com deficiência.

Para pedidos de cota social, o candidato deverá enviar:

  • Para negros e indígenas: anexar ao e-mail com a redação o formulário de autodeclaração assinado pelo(a) participante e foto 3×4;
  • Para pessoas com deficiência: anexar ao e-mail com a redação o formulário de autodeclaração assinado pelo(a) participante;
  • Para quilombolas: anexar a Certidão de Pertencimento a Comunidades Remanescentes de Quilombos e Declaração de Autenticidade.

Fonte

https://www.oabrj.org.br/noticias/participe-5a-edicao-concurso-redacao-oabrj-tema-forma-as-altas-custas-judiciais-desafiam

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo