Projeto Capacita: OABRJ e Ibrapej realizam nova edição da série de palestras focadas na jovem advocacia
Biah Santiago
Biah Santiago
A OABRJ e o Instituto Brasileiro de Pesquisa e Educação Jurídica (Ibrapej) realizaram, nesta quarta-feira, dia 30, no auditório Sylvio Capanema, na sede da Escola Superior da Advocacia (ESA), mais uma edição da série de palestras do “Projeto Capacita”, iniciativa que tem como objetivo apresentar os principais temas e ferramentas profissionais para advogados e advogadas em início de carreira e para estagiários e estagiárias de Direito.
Clique aqui para assistir, na íntegra, à transmissão das aulas no canal da ESA no YouTube.
O projeto conta com o apoio da ESA, das comissões de Direito Antidiscriminatório, de Prerrogativas, da OAB Jovem RJ, da Comissão Especial de Gestão e Empreendedorismo Jurídico, de Estudo de Publicidade de Serviços Jurídicos na Internet da OABRJ e também do Tribunal de Ética e Disciplina da Seccional.
A iniciativa é itinerante: é realizada na sede da Seccional ou da ESA, na capital, e nas subseções ao redor do estado, proporcionando aos novatos uma imersão sempre gratuita nos tópicos essenciais para alavancar a carreira, apresentando-lhes as estruturas que compõem a OABRJ e a importância da classe e da Ordem para a sociedade.
Presidente do Ibrapej e conselheira seccional, Carolina Lima destacou a proposta do projeto de oferecer, sem custo adicional à classe, conteúdos para ampliar o conhecimento jurídico.
“O Projeto Capacita visa ser uma porta de entrada para os colegas na advocacia contemporânea e para que conheçam como funciona a OAB. Não saímos da faculdade de Direito preparados para advogar, então cabe a nós o papel de dar esse suporte e ferramentas de aprimoramento para investir no conhecimento técnico de cada advogado e advogada sobre temas relevantes para exercermos a profissão”, considerou Lima.
Também participaram o presidente da Comissão de Prerrogativas da Seccional, Rafael Borges; o ouvidor-geral e a ouvidora da Mulher da OABRJ, Pedro Barretto e Andrea Tinoco; a presidente da Comissão de Mentoria Jurídica da Seccional, Thais Fontes; e a vice-presidente da Comissão de Direito Antidiscriminatório da OABRJ e diretora do Ibrapej, Luciana Silva.
“A formação do advogado, sobretudo nas novas temáticas, é o que irá diferenciar a advocacia no futuro. A experiência advocatícia hoje vivida no mundo virtual, que facilita a nossa vida, também diminui as oportunidades de networking. O Projeto Capacita une essas duas vertentes”, comentou Borges.
A programação do encontro apresentou temas como ética profissional, prerrogativas da advocacia, gestão de escritório, processo eletrônico, novas tecnologias, Direito Antidiscriminatório e publicidade, marketing e empreendedorismo jurídico.
Os palestrantes foram o presidente da OAB/Magé Paulo Dutra; o presidente do TED, Jonas Gondim; o secretário-geral da OAB/Méier e diretor do Ibrapej, Waldir Miranda; o procurador-geral da Comissão de Direitos Humanos e Assistência Judiciária (CDHAJ) e delegado da Comissão de Direito Antidiscriminatório da OABRJ, Paulo Henrique Lima; o coordenador de Subseções da Comissão OAB Jovem RJ Jonathas Adami; a integrante da Comissão de Mentoria da OABRJ, Rissely Roccio; e o integrante da Comissão de Publicidade na Internet da Seccional, Diogo Coelho.
“Participem efetivamente das atividades que a OABRJ proporciona, porque é aqui que vocês irão entender como as violações de prerrogativas ocorrem, por exemplo”, observou o presidente da OAB/Magé, que falou sobre os direitos da advocacia.
“Somos advogados e advogados constituídos para resguardar os direitos de alguém e os que irão lutar por uma ampla defesa. As prerrogativas não são privilégios e, sim,garantia para o exercício da nossa profissão. Precisamos deixar isso claro em todos os momentos da atuação, para não permitir que sejamos confundidos com quem defendemos. Isso vale, principalmente, para os colegas que atuam na esfera criminal”.