Abertura do 7º Colégio de Presidentes de Subseção tem união entre as lideranças do estado e estratégias de ampliação das ações de capacitação profissional

Biah Santiago

União, força, trabalho e dedicação à advocacia foram as palavras que moldaram a abertura do 7º Colégio de Presidentes de Subseção da OABRJ do triênio 2022-2024, realizado em um hotel na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, na noite desta quinta-feira, dia 18. O clima descontraído entre as lideranças do estado foi reforçado pelas palavras de saudação do presidente da Seccional, Luciano Bandeira, para quem este “caminhar lado a lado” é a fórmula para cumprir a missão da Seccional de entregar o melhor para a advocacia.

“A Ordem carrega princípios proferidos durante o nosso juramento ao assumirmos a profissão de advogado: defender a democracia, os direitos humanos e a sociedade. A união de forças e a sinergia que construímos nessa abertura (do Colégio de Presidentes) irá produzir resultados positivos para a advocacia, que estarão compromissados com cada presidente de subseção, para que advogados e advogadas da ponta tenham o melhor atendimento. Uma das metas centrais será alcançar a marca dos  500 escritórios digitais à disposição  dos colegas até o final deste ano”, disse Luciano.

O presidente da OABRJ aproveitou o encontro com as lideranças da advocacia fluminense para apresentar os novos membros da Diretoria da Seccional: o secretário-geral, Marcos Luiz de Souza, e o tesoureiro, Fábio Nogueira, que é também diretor do departamento de Apoio às Subseções e procurador-geral da Seccional. Os presidentes das comissões de Prerrogativas, Rafael Borges; e de Políticas Criminal e Penitenciária da OABRJ, Bruno Rodrigues, igualmente novatos nos postos, também fizeram suas saudações iniciais aos presidentes das subseções.

O canal aberto para que os dirigentes da Seccional ouçam as posições e os relatos dos seus pares da Capital e do interior,  para que seja possível construir uma OABRJ ainda mais centrada na capacitação profissional e com capacidade redobrada de trabalho em prol da classe, foi como a vice-presidente, Ana Tereza Basilio; a secretária-adjunta, Mônica Alexandre Santos; o vice-diretor do DAS, Ricardo Menezes; e o anfitrião do colégio, Marcus Soares, definiram os objetivos do encontro.

A Diretoria da Caixa de Assistência da Advocacia do Rio de Janeiro (Caarj) foi representada pelo vice-presidente, Luiz Carlos Varanda; pelo secretário-geral, Mauro Pereira, e pelo tesoureiro, Fred Mendes.

“Tenho muito orgulho de fazer parte desta gestão, desta Ordem que hoje é apartidária. O foco sempre será ouvi-los, vocês são líderes que doam todo o seu tempo e seus dias para a advocacia. Este Colégio de Presidentes resume a nossa força, a união e a entrega de um trabalho constante”, considerou Basilio.

A vice-presidente também exaltou a reestruturação da ESA promovida pela atual gestão, e afirmou que em breve serão anunciados novos projetos voltados para as subseções. “João Quinelato assumiu a ESA com o objetivo de dar à escola o foco no conhecimento social para a advocacia”.

Anfitrião, Soares definiu o encontro como uma oportunidade produtiva.

“Recebo o Colégio de Presidentes na Barra com alegria, e vejo dirigentes preocupados em discutir os rumos da OAB e trabalhar pela advocacia”.

O secretário-geral da OABRJ ressaltou o grande número de mulheres no comando das subseções, o que evidencia o sucesso da adoção pela Ordem de ações afirmativas em prol da paridade de gênero. Marcos Luiz ainda destacou a pluralidade de perfis da entidade.

“Tenham certeza de que estarei, nesta gestão, o mais próximo possível de vocês, pois a OABRJ é uma instituição plural, representada por todos. A sociedade, quando precisa de ajuda, busca os presidentes de subseção de cada ponta do estado”.

Fábio Nogueira afirmou: “Este encontro marca o compromisso de atender a cada presidente, a cada advogado e advogada, de discutir pautas significativas para o estado. Sem o apoio de cada liderança não haveria a totalidade de entrega para a classe”.

A garantia de unidade foi pacto reforçado pela OABRJ e pela Caarj, como disse o vice-presidente da Caixa, Luiz Carlos Varanda.

“O objetivo da Caixa é comum ao da Seccional: trabalhar caminhando juntos”.

Recém-apresentado aos presidentes, Rafael Borges prometeu dar continuidade ao trabalho já desenvolvido na Comissão de Prerrogativas, que percorrerá cada ponta do estado.

“Temos que capitalizar esse sistema e levar toda a estrutura da Capital para o interior, ou seja, ampliar a defesa do sistema de proteção de prerrogativas para uma OAB forte e unida”.

Luciano Bandeira recebe homenagem

Os presidentes de subseção renderam homenagem a Luciano Bandeira pela sua trajetória na advocacia e pelo desempenho na Presidência da OABRJ. A mandatária da OAB/São Gonçalo, Andreia Pereira ficou com a responsabilidade de entregar a moção ao presidente.

Andreia falou da tarefa árdua que Luciano cumpriu ao enfrentar uma pandemia global [do coronavírus], “com diligência exemplar e entrega de ampliação de escopo profissional aos milhares de advogados e advogadas registrados no estado”.