Morre, aos 92 anos, Alberto da Costa e Silva, diplomata e membro da ABL

Alberto também era poeta e estudioso da cultura e história da África.

domingo, 26 de novembro de 2023

Neste domingo, 29, morreu, aos 92 anos, o diplomata, historiador e poeta Alberto Vasconcelos da Costa e Silva. Segundo nota da ABL – Academia Brasileira de Letras, da qual Alberto era membro, a morte decorreu de causas naturais.

Nascido em São Paulo, Alberto morou em Fortaleza durante parte de sua vida, mudando-se para o Rio de Janeiro onde se formou diplomata pelo Instituto Rio Branco. Além de ter atuado como embaixador na Nigéria e no Benin entre 1970 e 1980, foi historiador especializado em cultura e história africanas.

As informações foram divulgadas pela Folha de S.Paulo.

Alberto escreveu cerca de 40 livros e nos anos 2000 passou a integrar a ABL , tendo presidido a entidade de 2002 a 2003. Ele também foi condecorado como doutor honoris causa em letras pela Universidade Obafemi Awolowo e em história pela UFF – Universidade Federal Fluminense e pela UFBA – Universidade Federal da Bahia.

Entre suas principais obras estão “A Enxada e a Lança”, “A Manilha e o Libambo” e “África Explicada aos meus Filhos”. Em 2003, o diplomata recebeu o Prêmio Juca Pato de Intelectual do Ano e, em 2014, o Prêmio Camões.

Alberto era viúvo e deixa três filhos, sete netos e uma bisneta. A cerimônia de cremação ocorrerá na próxima segunda-feira, 27, e será restrita a familiares.